Grupo Água

Em 2007 um grupo de artistas plásticos que se conheceram na comunidade de pintura acadêmica do site de relacionamentos "orkut " tomou a resolução de através de seu instrumento de trabalho promover uma manifestação de expressão artístico-sócio-cultural sem fins lucrativos. Dessa iniciativa nasceu o Grupo Água, formado por artistas de várias partes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais) que sentem a necessidade de produzir e disseminar com seu trabalho a reflexão por parte das pessoas que visualizam suas obras sobre temáticas atuais que dizem respeito ao ser humano e suas relações.

Em conseqüência, realizamos a partir de 2007 exposições itinerantes que propagam uma mensagem ao público que as visita. Somos o 1º. Grupo de Artistas Expositores Itinerantes do Orkut.

NÓS SOMOS O GRUPO ÁGUA, SOMOS A SOMA DAS NOSSAS DECISÕES,

E ESTAMOS PINTANDO UM BRASIL DIFERENTE!



II. OBJETIVOS

· Promover a interação entre artistas e público com a realidade que os cerca, tratando de temas significativos para os artistas e a sociedade.

· Discutir aspectos relacionados à produção artística, sua importância para a sociedade como meio de promover debates, de protesto quanto a comportamentos e situações vividas no dia a dia e que muitas vezes passam longe do olhar artístico, que aparentemente se mantém distante desses assuntos.



III. CONJUNTO DE OBRAS

Cada exposição é composta de obras de desenho e pintura sobre suportes diversos (tela, papel, madeira ou cartão), onde cada artista desenvolveu a sua proposta com 1 ou mais obras de dimensões máximas de até 100x100 cm. Assim o conjunto de obras para cada tema, tem um total entre 30 a 40 trabalhos produzidos por cerca de 20 artistas de todo o Brasil, esse número pode variar mas não deve se exceder pois tornaria o custo de deslocamento e montagem da exposição inviável.



IV. CRONOGRAMA

A intenção desta proposta é atingir o maior número de pessoas possível em diferentes localidades do Brasil. Por já termos uma agenda em andamento para cada um dos temas das exposições itinerantes: “Água” e “Direitos do Homem e da Criança”, havendo aceitação de um de nossos projetos é preciso confirmar a disponibilidade de períodos com no mínimo 30 dias de antecedência, prazo para que a exposição se desloque de onde está até o local pretendido e para providenciar a organização da montagem.

Os artistas também se mantêm em constante produção e a procura de novos desafios, portanto, se por necessidade da instituição um novo tema nos for proposto, isso será detalhadamente estudado com a apresentação da proposta de um novo projeto para apreciação da instituição e dos artistas do grupo que possam se comprometer a enviar a produção de seus trabalhos após 120 dias da comunicação da aprovação pela instituição, esse prazo é suficiente para que cada artista crie, realize e providencie o envio das obras específicas de acordo com o tema do novo projeto solicitado.



V. ARTISTAS PARTICIPANTES DO GRUPO ÁGUA:

- BEATRIZ MIGNONE. Macaé/RJ

- CIDA MONTEIRO. Rio de Janeiro/RJ

- DENISE MORAES. Vitória/Espírito Santo *

- DYANDREIA VALVERDE PORTUGAL. Arraial do Cabo/RJ *

- ELAINE FREITAS. Sorocaba/SP

- ELIZABETH FRANCO. São Pedro da Aldeia/RJ *

- HELOISA ROESSING. Belém/Pará

- MÁRCIA BÜHRER. Jaciara/Mato Grosso

- MÁRCIO CAMARGO. Minas Gerais *

- MARIA RITA DE SOUZA. São Paulo/SP **

- MARLENE VASCONCELLOS. Rio de Janeiro/RJ

- NANCY RABELLO. São Paulo/SP

- OSVALDO NASCIMENTO. São Paulo/SP

- ROSE STELMASÇUK. Paraná *

- SILVANA BORGES. Osasco/SP

- SILVIA GODOY. São Paulo/SP

- TEONICE ROSA. Rio de Janeiro/RJ

- TÚLIA CAMPELLO. Ivoti/Rio Grande do Sul

(*) artista participando exclusivamente da Itinerante Água.

(**) artista participando exclusivamente da Itinerante Criança.